sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DISTANCIAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

     Esse  distanciamento está associado a uma separação entre pensar e fazer,entre teoria e prática.
  O distanciamento ocorre,no entanto,quando cursos focalizam conhecimento,centram-se em contéudos formais,deixando de lado os componentes necessários para o desempenho profissional que são as habilidades_  o saber fazer_e as atitudes_ o predispor-se a fazer.
    È preciso que não se perca a compreensão de que a teoria é a descrição e explicação da prática, em vista  do que os seus atores não só podem,como devem realizar sobre sua atuação.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/em_aberto_72.pdf

3 comentários:

  1. Quando falamos de escola o que vem imediatamente em nossas mente? Do ponto de vista ideal, imaginamos um ambiente físico espaçoso, agradável, cadeira confortáveis, paredes internas bem-acabadas, fixada á parede uma grande lousa, pincel e, é claro, uma grande escola, com bastante espaço para atividades recreativas e cercada por grande e seguro muro que a separe do mundo.Essa escola que acabei de descrever, talvez seja perfeita para aqueles que olham a escola pelo lado de fora, mas para os que vão em busca de conhecimento, ainda é preciso muito mais.Segundo Paulo Freire, e outros educadores, consideram que o espaço escolar pode ser um galpão, uma árvore, desde que a proposta pedagógica tenha por objetivo a aprendizagem efetiva dos alunos, com participação e democrácia.

    ResponderExcluir
  2. Nos damos conta de que teoria e pratica estão distante quando vamos para sala de aula e vemos o que aprendemos na faculadade é totalmente diferente da realidade cada dia surge novas situações e com isso nova aprendizagens.Não existe uma teoria que sirva de lei pois estamos trabalhando com pessoas e interagindo com elas.

    ResponderExcluir
  3. A Teoria é importante, mas é na pratica que construimos o nosso conhecimento, pois ela nos proporciona a aproximação, a investigação, a avaliação, a mudança quando necessário.no permitir, errar para que possamos corrigir a falha. Na teoria idealizamos a ecola perfeita, bem estruturada e equipada a nosso dispor,os alunos ´que idealizamos, não tem dificuldade de apredizagem, não tem desestrutura familiar e não trazem problemas para nós. Ledo engano, a realidade é outra e não tão linda quanto pintamos, temos que nos adequar a esta realidade enfrentada no contexto escolar e não nos conformar com problemas buscando soluções através de novas metodologias de ensino.
    A escola é um campo fertil de diversidade, as pessoas são singular, diferentes e temos que respeitar a maneira de ser de cada um.

    ResponderExcluir